DW

19

EXPOSIÇÃO INSIEME

o nosso estilo interpretado pelos olhos do mundo

Sempre corajosa e ressignificando o conceito de arte, a by Kamy reverencia a diversidade cultural neste DW 2019. A exposição Insieme(Juntos), termo em italiano que remete a principal ideia da mostra: unir artistas do mundo inteiro, formados e estudantes do Politécnico de Milão para traduzirem o Brasil, e assim, conectar vários países por meio das peças que remetam às diferentes culturas, unindo-as.

Reforçando o conceito de by Kamy sem fronteiras, levou um ano desenvolvendo a exposição, instigando o interesse da Escola Politécnica de Milão em fomentar o design brasileiro visto através das percepções de artistas do mundo inteiro. O resultado foi uma joint venture que reuniu duas mentes criativas que curam a exposição: a diretora e designer da marca Francesca Alzati e o sábio professor Arturo Dell’Acqua Bellavits. A partir da vasta experiência que adquiriu lecionando, o professor orientou e guiou os artistas para desenvolverem obras revolucionárias, que carregam a filosofia by Kamy: ser multiplural e despertar a criatividade em diversos níveis. Ao todo, 15 tapeçarias – incluindo uma de Dell’Acqua – foram selecionadas para a exibição.

Insiemepromove um novo olhar sobre o Brasil, reinterpretado sob a ótica de várias culturas como: Paquistão, China, Índia, Nepal e Itália, extrapolando o conceito de conectividade. A ideia é valorizar os principais traços locais e suas raízes, celebrando a diversidade e a pluralidade do design mundial, e fomentar a questão: Como o mundo enxerga o Brasil? O resultado, são peças diversas, que representam o lifestyle brasileiro de forma inusitada.

“Mais um passo a frente, para colocar a by Kamy e o Brasil em um patamar mais internacional. A consistência do projeto me emociona e alinha, mais uma vez, a nossa filosofia que trata de arte e design em um universo plural.Uma by Kamy sem fronteiras, sendo o primeiro projeto internacional de estilo brasileiro de design, que respeita as diferentes concepções de mundo e valoriza distintos costumes e personalidades.”, explica a Arq. Francesca Alzati.

Por que by Kamy?

Porque by Kamy pode ser definida como uma empresa cultural que olha para o projeto e não para o produto, que tem uma perspectiva global e conhece bem as técnicas de produção artesanal ligadas à sabedoria dos diferentes países em que produz. É uma empresa contemporânea, perfeitamente sintonizada com as últimas tendências no mercado brasileiro e global.

Por que by Politecnico di Milano?

O Politecnico di Milano está entre as 10 melhores escolas de design do mundo. Promove a cultura do design Made in Italy, que é hibridizada pela presença de estudantes vindos de todo o mundo, contaminando métodos e processos de design com suas visões.

Politecnico & by Kamy JUNTOS

A colaboração entre by kamy e o Politecnico di Milano envolveu mais de 200 estudantes e 10 profissionais com um briefing muito ambicioso: projetar tapetes de designers para o mercado brasileiro em conexão com produtores artesanais de diferentes países como Índia, Paquistão, Itália, China e Brasil e com os métodos típicos de projeto Made in Italy.

Uma equipe de professores do Politécnico se reuniu para explicar o briefing e encontrar um fio condutor estilístico que pudesse criar uma coleção multifacetada, e uniforme ao mesmo tempo, daí nasce o slogan “Formas globais, cores italianas, alma brasileira”.(”Global forms italian colours, brazilian soul.”)

Pesquisas iconográficas extensivas foram feitas para isolar os alfabetos estilísticos das técnicas dos países envolvidos na produção, em termos de formas abstratas e símbolos e iconografia, tentando trazer à tona o “genius loci” de cada país.

Cada autor inspirou-se em alguns aspectos da cultura brasileira que foram retratados no design do tapete.

As paletas de cores, por outro lado, foram coordenadas e inspiradas nas paisagens e cores da Itália, a fim de criar um padrão de cores uniforme para toda a coleção.

Design GLOCALE

Esta operação pode ser definida como um exemplo do design “Glocale”, que parte do conhecimento tácito expresso pela iconografia dos territórios para chegar a uma contaminação que atua no mercado global de tendências e mercados.

É o fruto da nossa sociedade que pode ser definido como multilocal, baseado em novas relações entre o local e o global que o design interpreta criativamente para encontrar uma linguagem universal, particularmente em um país como o Brasil onde a diversidade faz parte do DNA cultural e artístico.

Professores que fizeram a diferença

Agradecemos a professora Maria Grazia Soldati e ao professor Angelo Sabbioni por terem orientados, com apreço e conhecimento, todos os alunos do Politecnico di Milano e em especial a Eugenia Chiara, pela co-curadoria do projeto na sua íntegra que com competência e agilidade se envolveu em todas as fases do programa e das palestras.